Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho

 Processo Seletivo

PROCESSO SELETIVO 2013 - TURMA 2014


Divulgação dos Resultados:

Relação de aprovados no Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho 2014



Condições

Para inscrever-se ao Processo Seletivo, o candidato deverá, obrigatoriamente:

  • Estar cursando em 2013, desde o início do ano letivo, a 8ª série (ou 9º. ano) do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal ou estadual das cidades de Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel;
  • Residir nas cidades de Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel com o(s) pai(s) ou responsável(is) legal(is);
  • Ter concluído da 5ª à 7ª série (ou do 6º ao 8º ano) do Ensino Fundamental em escola da rede pública municipal, estadual ou federal, no Brasil;
  • Ter nascido após 30 de junho de 1997.


Período

As inscrições para o Processo Seletivo 2013 - Turma 2014 do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho serão realizadas exclusivamente pela internet, conforme as seguintes etapas:

​1ª Etapa: preenchimento da Ficha de Inscrição

Período: de 20 a 27 de setembro de 2013;
Local: eletronicamente, no site www.vunesp.com.br​

2ª Etapa: pagamento da Taxa de Inscrição

Período: de 20 a 27 de setembro de 2013
Local: rede bancária - Horário: expediente bancário
Valor: R$20,00.

3ª Etapa: encaminhamento dos documentos (correio ou posto)

Documentos:

a) cópia da confirmação da inscrição, assinada pelo candidato e pelo responsável;
b) original da declaração de escolaridade, assinada por responsável da escola;
c) cópia de documento de identidade.

As inscrições serão efetivadas quando as três etapas forem cumpridas e todos os documentos chegarem à Fundação VUNESP.

Inscrição de Portador de Atendimentos Especiais

Candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá, obrigatoriamente, encaminhar juntamente com os documentos de inscrição (3ª Etapa), laudo emitido por especialista, que descreva com precisão a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições necessárias para a realização da prova.

As solicitações de atendimentos especiais serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

O encaminhamento dos documentos de inscrição desacompanhados destas informações implica aceitação pelo candidato de realizar a prova em condições idênticas às dos demais candidatos.

Prova

Convocação

Na data da convocação, que ainda será informada, todos os candidatos inscritos receberão o cartão de convocação, pelos correios, no endereço fornecido na ficha de inscrição.

Nesse cartão constarão os seguintes dados do candidato: nome, número de inscrição, número do documento de identidade, telefone, data de nascimento e o endereço onde o candidato deverá realizar a prova, data e horário da prova. O candidato é responsável pela conferência de todos os dados.

Convocação dos candidatos: dia 04 de novembro de 2013

Aplicação das provas: dia 10 de novembro de 2013

Identificação

Será obrigatória a apresentação da Cédula de Identidade, sem a qual o candidato não realizará a prova. Caso os documentos tenham sido extraviados ou apresente rasuras que comprometam a identificação, o candidato deverá submeter-se a nova identificação datiloscópica diante do coordenador do prédio em que realizará a prova. Não é obrigatória a apresentação do cartão de convocação.

Organização

O processo seletivo constará de prova de Conhecimentos e Redação que abrangerá todo o conteúdo das disciplinas do Ensino Fundamental.

A prova, obrigatória para todos os candidatos, será classificatória e eliminatória, composta de questões objetivas de múltipla escolha e de uma Redação, conforme a indicação a seguir:

Aplicação da Prova: 10 de novembro de 2013

Grupo I - Língua Portuguesa e Ciências Humanas
Nº de questões 30

Grupo II - Matemática e Ciências Naturais
Nº de questões 30

Redação - nota máxima 25 pontos​

Conteúdo Programático

GRUPO I

Língua Portuguesa:Interpretação de texto; sinônimos e antônimos; ortografia oficial; acentuação gráfica; flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; crase; emprego de pronomes e verbos; emprego de preposições e conjunções; concordância nominal e verbal; predicação verbal; modos verbais e conjugação; acentuação; sintaxe: tipos de sujeito e tipos de predicado.

Ciências Humanas: A Globalização e o papel dos blocos econômicos na economia mundial; noções gerais sobre o cenário econômico global; noções básicas de cartografia, coordenadas geográficas e funcionamento do sistema de fusos horários; o mundo contemporâneo: a organização geopolítica após o 11 de setembro; as questões ambientais; o processo de industrialização e urbanização do Brasil na segunda metade do século XX e as suas consequências; a estrutura fundiária no Brasil: estrutura fundiária colonial, o êxodo rural: causas e consequências, a luta pela terra no Brasil atual; autoritarismo e democracia no Brasil: a forma de atuação da ditadura militar (1964-1984) e as estratégias de resistência; a organização do trabalho no Brasil: a escravidão, o papel dos imigrantes no século XIX e a conquista dos direitos trabalhistas; Antiguidade clássica (Grécia e Roma); Feudalismo; Idade Moderna; Idade Contemporânea, Brasil Colônia, Império e República; conceitos de tempo cronológico e tempo histórico.

GRUPO II

Matemática: Operações com números inteiros e fracionários; sistema de medidas usuais; números racionais relativos; regra de três simples; porcentagem; juros simples; equação do primeiro grau e sistema simples do primeiro grau; equação simples do segundo grau; geometria plana (perímetro e área de triângulos, retângulos, quadriláteros e círculo); resolução de situação-problema; expressões e frações algébricas; Teorema de Tales; Teorema de Pitágoras; razões trigonométricas; plano cartesiano; operações com radicais; racionalização de denominador

Ciências Naturais: Desenvolvimento sustentável e impactos ambientais; desflorestamento e suas consequências; problemas sociais e de saúde; relações dos seres vivos com o ambiente; características bióticas e abióticas dos ecossistemas; problemas da agricultura convencional; redução, reutilização e reciclagem de resíduos; organização do organismo; problemas do cotidiano envolvendo as três leis de Newton, movimentos (tempo, distância e velocidade), força e peso, noções de astronomia, Interpretação de tabelas e gráficos; método científico; escalas de grandezas; representação dos estados sólido, líquido e gasoso; conceitos de densidade, massa, peso e solubilidade; diferenciar calor e temperatura; entender as propriedades específicas, gerais e organolépticas da matéria; conceituar pressão e pressão atmosférica; diferenciar fenômeno químico de físico; misturas e métodos de separação; estação de tratamento de água; elementos químicos; noções de íons.

Critério para Cálculo das Notas

Prova de Conhecimentos:

1- Cada questão valerá 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos.

2- Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 30% (trinta por cento) em cada grupo e que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação.

A Redação será avaliada considerando-se:

a. Estrutura: forma narrativa em 3ª pessoa; organicidade e unidade do texto; conteúdo: ideias fundamentais e coerentes e clareza.

b. Expressão: domínio do léxico e da estrutura da língua (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação).

c. Será anulada a redação que:
- fugir ao tema proposto;
- apresentar texto padronizado, quanto à estrutura, sequência e vocabulário comuns a vários candidatos;
- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números, palavras soltas e ilegíveis);
- for assinada fora do local apropriado;
- apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- for entregue no rascunho;
- for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.

  • Classificação

    1 - Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas.

    2 - Se ocorrer empate na classificação final, prevalecerão, como critério de desempate, sucessivamente, o maior número de pontos em:

     Grupo II: Matemática e Ciências Naturais

     Grupo I: Língua Portuguesa e Ciências Humanas

     Redação

    2.1- Permanecendo ainda o empate, será classificado o candidato de menor idade. 


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