Colégio Embraer - Juarez Wanderley

 Proposta Pedagógica

O Projeto Pedagógico dos Colégios Embraer, suportado por um tempo escolar expandido de 10 horas-aula, possibilita o desenvolvimento de programas e projetos com esse foco.

proposta-pedagogica-map.png

Conteúdo do Ensino Médio

O conteúdo do ensino médio, ministrado em 4.200 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula), tem como principal objetivo oferecer uma educação que permita ao estudante disputar, em igualdade de condições com os alunos das melhores escolas privadas, o acesso às boas universidades públicas, sem a necessidade de freqüência a cursinhos preparatórios.

O Sistema Pitágoras foi contratado para conduzir as atividades acadêmicas. A grade curricular contempla as três áreas do conhecimento:

  • Linguagens e códigos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Artística; Educação Física e Informática);
  • Ciências Naturais (Matemática, Física, Química e Biologia);
  • Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia).

Programa de Preparação para Universidade

O Programa de Preparação para a Universidade (PPU) é uma experiência educacional desenvolvida no âmbito do Colégio com a participação de especialistas brasileiros e do exterior e com a colaboração de profissionais da área de capacitação e treinamento de grandes empresas, entre elas a Embraer.

Entre seus objetivos está:
(1) A apresentação contextualizada dos principais conceitos que fundamentam o aprendizado na universidade e o exercício da profissão e (2) apoiar o aluno na escolha da carreira.

O PPU divide-se em três vertentes: Pré-Exatas, voltado para os alunos que seguirão carreira na área de exatas; Pré-Humanas e Administração, para os que optarão pela área de humanas; e Pré-Biomédicas, direcionado para os futuros profissionais da área de saúde e ciências bioogicas.

O Pré-Engenharia foi concebido com o apoio da CORD (Center of Occupational Research and Development) do Texas/ EUA, consultoria educacional com 30 anos de experiência nos EUA e outros seis países; o Pré-Humanas e Administração com a Universidade Pitágoras, sob a coordenação do Prof. Cláudio Moura Castro, e o Pré-Biomédicas que está em desenvolvimento em conjunto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Ressaltando que os professores do Colégio participaram de todas as etapas dos projetos e são os responsáveis pela implementação dos programas.

O PPU compreende 800 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula) oferecidas durante todo o ensino médio. Nele, os alunos têm uma carga elevada de aulas em laboratórios.

O programa se inicia no segundo semestre do primeiro ano e termina no primeiro semestre do terceiro ano (quatro semestres com 200 horas-aula cada). O Pré-Engenharia foi iniciado em agosto de 2006, o Pré-Humanas e Administração, um ano depois, e o Pré-Biomédicas teve início em agosto de 2008.

O PPU não visa à preparação para o vestibular, pano de fundo das propostas pedagógicas da maioria das escolas de ensino médio. O PPU investe na construção de uma base mais ampla e profunda de conhecimentos, que conduza a um melhor aproveitamento no curso universitário.

Programa Alternativas Sustentáveis e Atividades Sócio-Culturais

O programa Alternativas Sustentáveis consiste na gestão de questões sócio-ambientais, com desdobramento para a comunidade local. Nele os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos que vão desde a implantação de horta orgânica, sementeira e produção de húmus, até a construção de aquecedores solares, sistema de captação e reutilização da água da chuva, etc.

Os princípios básicos desse programa são:

  • Protagonismo: os alunos são os agentes transformadores e atuantes de todos os trabalhos e processos. Percebem os problemas sócio-ambientais, elaboram e criam soluções para estes problemas através de fundamentos sustentáveis.
  • Ação empreendedora: desenvolvida em todos os projetos com base em um planejamento e no alcance de alguns objetivos. É perceptível a realização e a apresentação das soluções se construírem através das etapas em processos e produtos claros.
  • Relações Humanas: todos os grupos possuem uma necessidade extrema de relação com os grupos anteriores, com grupos de outros projetos, enfim uma teia de relações se forma dentro e fora do programa, o que possibilita uma relação de interdependência entre as ações.

Coerente com o conceito de que a aprendizagem não acontece somente dentro dos muros da escola, são constantemente incentivadas atividades sócio-culturais que propiciam momentos de interação cultural e a prática dos conhecimentos adquiridos como visitas a museus, parques, exposições, instituições de pesquisa, feiras culturais, etc.

Essas três grandes frentes (Conteúdo do Ensino Médio / Programa de Preparação para a Universidade / Programa Alternativas Sustentáveis e Atividades Sócio-Culturais) se interligam e se complementam, relacionando o ensino médio com a vida e o mundo do trabalho.

​​