Colégio Embraer - Juarez Wanderley

 Proposta Pedagógica

O Projeto Pedagógico dos Colégios Embraer, suportado por um tempo escolar expandido de 10 horas-aula, possibilita o desenvolvimento de programas e projetos com esse foco.


Conteúdo do ensino médio

O conteúdo do ensino médio, ministrado em 4.200 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula), tem como principal objetivo oferecer uma educação que permita ao estudante disputar, em igualdade de condições com os alunos das melhores escolas privadas, o acesso às boas universidades públicas, sem a necessidade de freqüência a cursinhos preparatórios.

O Sistema Pitágoras foi contratado para conduzir as atividades acadêmicas. A grade curricular contempla as três áreas do conhecimento:

  • Linguagens e códigos (Língua portuguesa, língua inglesa, educação artística; educação física e informática);
  • Ciências Naturais (matemática, física, química e biologia);
  • Ciências Humanas (geografia, história e filosofia).

Programa de Preparação para Universidade

O Programa de Preparação para a Universidade (PPU) é uma experiência educacional desenvolvida no âmbito do Colégio com a participação de especialistas brasileiros e do exterior. O Programa conta também com a colaboração de profissionais da área de capacitação e treinamento de grandes empresas, entre elas a Embraer.

Entre seus objetivos está:
- a apresentação contextualizada dos principais conceitos que fundamentam o aprendizado na universidade e o exercício da profissão;
- apoiar o aluno na escolha da carreira.

O PPU divide-se em três vertentes: Pré-Exatas, voltado para os alunos que seguirão carreira na área de exatas; Pré-Humanas e Administração, para os que optarão pela área de humanas; e Pré-Biomédicas, direcionado para os futuros profissionais da área de saúde e ciências biológicas.

O Pré-Exatas foi concebido com o apoio da CORD (Center of Occupational Research and Development) do Texas/ EUA, consultoria educacional com 30 anos de experiência nos EUA e outros seis países. O Pré-Humanas e Administração é conduzido em parceria com a Universidade Pitágoras, sob a coordenação do Prof. Cláudio Moura Castro. O Pré-Biomédicas é desenvolvido em conjunto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Os professores do Colégio Embraer participaram de todas as etapas dos projetos e são os responsáveis pela implementação dos programas.

O PPU compreende 640 horas-aula (do total de 6.000 horas-aula) oferecidas durante os dois primeiros anos do ensino médio. Nele, os alunos têm uma carga elevada de aulas em laboratórios.

O PPU não visa à preparação para o vestibular, pano de fundo das propostas pedagógicas da maioria das escolas de ensino médio. O PPU investe na construção de uma base mais ampla e profunda de conhecimentos, que conduza a um melhor aproveitamento no curso universitário.

Programa Alternativas Sustentáveis e Atividades Sócio-Culturais

O programa Alternativas Sustentáveis consiste na gestão de questões sócio-ambientais, com desdobramento para a comunidade local. Nele os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos que vão desde a implantação de horta orgânica, sementeira e produção de húmus, até a construção de aquecedores solares, sistema de captação e reutilização da água da chuva, etc.

Os princípios básicos desse programa são:

  • Protagonismo: os alunos são os agentes transformadores e atuantes de todos os trabalhos e processos. Percebem os problemas sócio-ambientais, elaboram e criam soluções para estes problemas através de fundamentos sustentáveis.
  • Ação empreendedora: desenvolvida em todos os projetos com base na criação de um planejamento e no alcance de objetivos previamente definidos.
  • Relações humanas: o Programa prevê a troca de experiência entre os grupos de trabalho, bem como com grupos que trabalharam em projetos previamente. Esse modelo possibilita a criação de redes, tornando as ações alinhadas e interdependentes.

Coerente com o conceito de que a aprendizagem não acontece somente dentro dos muros da escola, são constantemente incentivadas atividades externas sócio-culturais que permitam momentos de interação cultural e a prática dos conhecimentos adquiridos.